Muitas vezes nós ouvimos que o corpo da pessoa em sobrepeso está inflamado, outras vezes que quanto mais inflamado mais será difícil para emagrecer, mas afinal, o que significa isso?

Para trazer um primeiro parâmetro dessa investigação é necessário passar em um médico especialista e realizar exames.


A inflamação é uma resposta natural do corpo. Porém, a inflamação crônica está muito associada ao sobrepeso, pois geralmente o paciente tem uma alimentação disfuncional, estresse e sedentarismo e isso também pode ter efeitos prejudiciais ao metabolismo. A inflamação crônica é caracterizada pela presença persistente de substâncias inflamatórias, como citocinas, que afetam o funcionamento normal de células e órgãos do corpo humano. Tão importante quanto tudo isso é a ação no metabolismo basal, onde ela faz com que a queima de gordura se torna mair difícil.

Vamos começar pela parte mais fácil de perceber, o aumento do apetite. Ele acontece porque a inflamação crônica afeta hormônios como leptina e grelina, reduzindo a sensibilidade à saciedade e aumentando a fome e não por acaso que o medicamento Tirzepatida que é um análogo dos receptores desses hormônios tem demonstrado tanta eficácia em doses a partir de 7,5mg.


Ela também pode levar à resistência à insulina, um fator crucial no desenvolvimento do diabetes tipo 2. Com a insulina funcionando de forma inadequada, o corpo tem dificuldade em usar a glicose como fonte de energia, favorecendo o armazenamento de gordura.

Isso tudo leva a um ciclo vicioso, onde a gordura visceral libera substâncias inflamatórias, agravando a inflamação e dificultando a perda de peso, que só será melhorado com a melhora do quadro geral de saúde e volta do paciente ao peso normal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×